Paraquat para dendê

O fruto dendêA produção mundial de azeite de dendê ultrapassou a de óleo de soja como o principal óleo vegetal do mundo. A Mesa Redonda sobre Dendê Sustentável (RSPO) é uma associação sem fins lucrativos de múltiplos acionistas planejada para promover o crescimento e uso do dendê sustentável. A RSPO publicou um a conjunto de Princípios e Critérios para a Produção Sustentável de Dendê. Eles incluem que os produtores devem:
  • Minimizem a erosão
  • Assegurar a qualidade da água superficial e dos lençóis freáticos
  • Usar as técnicas de controle integrado de pragas (CIP) para proteger as lavouras de ervas daninhas, pragas e doenças
  • Usar agroquímicos de modo a não prejudicar a saúde nem o meio ambiente
A erosão do solo em terrenos em declive é particularmente grave. Estima-se que até 14 toneladas por hectare de solo sejam removidas todo ano. As plantações afetadas não podem ser replantadas, e é necessário encontrar um novo terreno.
“O Paraquat sempre rendeu um bom valor, com controle rápido e eficaz de ervas daninhas, especialmente daquelas difíceis, como samambaias, arbustos lenhosos e mudas voluntárias de dendezeiro, mesmo na estação chuvosa. Hoje em dia, é importante usar o paraquat para evitar os problemas de sucessão causados pelo glifosato”. - Professor Gembira Sinuraya, North Sumatra University, Indonésia
O paraquat pode ser usado para controlar a vegetação em plantações, não apenas para reduzir a competição com os dendezeiros, mas também para manter habitats e minimizar a erosão do solo.

Arquivo de fatos do dendê

  • 17 milhões de ha de dendê cultivados no mundo
  • 70% de aumento desde 2000
  • 84% cultivados na Indonésia, Malásia, Tailândia e Nigéria
  • 10% da força de trabalho malaia empregada na indústria relacionada à indústria do dendê
  • 6.000 litros/ha de biodiesel

    Definição

    Mono-alquil–ésteres de ácidos graxos de cadeia longa derivados de óleos vegetais ou de gorduras animais para uso em motores a diese. É uma referência ao combustível puro antes de sua mistura com o diesel combustível. As misturas de biodiesel são denotadas como, "BXX" sendo que "XX" representa a porcentagem de biodiesel contida na mistura (ou seja: B20 significa 20% de biodiesel, 80% de diesel de petróleo).

    Referências e Recursos Confiáveis Online

    http://www.eere.energy.gov/afdc/fuels/biodiesel.html O Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA tem um Centro de Dados de Combustíveis Alternativos e Veículos Avançados com informações cruciais sobre biocombustíveis.
    podem ser produzidos
O controle de ervas daninhas tem um papel central no CIP. Inicialmente, se limpa a vegetação do chão da plantação, porém, plantam-se lavouras de legumes de cobertura. Os círculos em volta de dendezeiros recém-plantados são mantidos livres de ervas daninhas, para assegurar o estabelecimento da lavoura. Os caminhos são pulverizados para acesso e, conforme a proteção do dendezeiro de desenvolve, a lavoura de cobertura

Definição

Lavouras de cobertura são plantas cultivadas, principalmente, não para serem colhidas para alimentação, mas sim para servir para o controle da erosão do solo, controle de ervas daninhas e melhoramento da qualidade do solo. Geralmente são aradas ou cultivadas antes da plantação da próxima lavoura alimentar; nesses casos a "lavoura de cobertura" é usada como correção do solo, e é sinônimo de "lavoura de fertilização verde".

Referências e Recursos Confiáveis Online

http://attra.ncat.org/attra-pub/covercrop.html ATTRA é o Centro de Informações sobre Agricultura Sustentável do Centro Nacional de Tecnologia Adequada dos EUA.
fica na sombra. Isso permite que uma grande variedade de espécies invada, e os herbicidas não seletivos

Definição

Um produto químico usado para eliminar somente certos tipos de ervas daninhas (ervas daninhas anuais gramíneas ou de folhas largas).

Referências e Recursos Confiáveis Online

http://www.weeds.iastate.edu/ Uma inestimável fonte de informações contemporâneas sobre herbicidas e ervas daninhas da Iowa State University.
de amplo espectro são usados para controlá-las.
estes de campo extensivos e a experiência prática mostraram as vantagens do uso de uma abordagem integrada para controle de ervas daninhas através, por exemplo, do uso de duas rodadas de pulverização de produtos paraquat seguida por uma de glifosato. Esse programa mantém uma presença controlada de ervas daninhas leves e remove as nocivas. Uma presença controlada de ervas daninhas leves mantém o equilíbrio da flora de ervas daninhas e evita a alteração de ervas daninhas para espécies nocivas pelo simples fato de deixar menos solo desnudo disponível para colonização pelas mesmas. O paraquat é recomendado especificamente para o controle de samambaias. O paraquat é usado para eliminar ervas daninhas em volta dos dendezeiros jovensO paraquat desidrata somente brotos de ervas daninhas e não tem efeito residual no solo. Isso ajuda a resistir à erosão do solo, pois as raízes compactam o solo e o novo crescimento vegetativo intercepta as gotas de chuva, dissipando seu efeito erosivo.