Stewardship de paraquat na Austrália

Agricultores australianos participam de um workshop de stewardship de paraquatO stewardship dos produtos de proteção à lavoura envolve a manejá-los de forma responsável ao longo do seu ciclo de vida. Isso abrange todos os estágios, desde pesquisa e desenvolvimento, incluindo a obtenção e manutenção de registros, até a fabricação e distribuição, ao uso e, finalmente, ao descarte de recipientes e qualquer produto não utilizado. O objetivo geral é maximizar os benefícios de usar um produto e minimizar os riscos à saúde humana e ao meio ambiente. O principal fabricante de paraquat na Austrália produziu uma série de vídeos on-line de stewardship, descrevendo as melhores práticas no armazenamento, manipulação e utilização de um novo produto de paraquat. As práticas e informações incluídas nos vídeos são aplicáveis a herbicidas de paraquat em geral. Um produto com uma concentração maior de ingrediente ativo paraquat está agora disponível para agricultores australianos. Ele contém 360 g/L de paraquat, em comparação com 240 g/L (2 libras/galão americano) dos produtos mais comuns.

As Cinco Regras de Ouro do uso seguro de paraquat

1. Exerça cautela o tempo todo
2. Leia e entenda o rótulo do produto
3. Lave após a pulverização
4. Faça manutenção do pulverizador
5. Use roupas de proteção individual
Leia mais
O transporte, armazenamento e manuseio são mais fáceis devido ao peso e volume 30% menores, e graças a uma série de características inovadoras do design da embalagem. A tecnologia melhorada de embalagem também protege contra a exposição aos riscos maiores associados com produtos mais concentrados. Um novo recipiente de 20 litros tem uma tampa anti-adulteração para impedir o acesso indesejado; uma boca larga para fluxo rápido, regular e consistente, evitando gotejamento e respingos; e duas alças para verter de maneira mais segura e fácil. A forma da embalagem também torna o empilhamento em paletes mais eficiente.

Armazenamento, manuseio manual e mistura

Antes de iniciar o trabalho, o rótulo e a ficha de segurança devem ser lidos com atenção. Roupas de proteção individual devem ser usadas durante o manuseio e mistura. Isso envolve o uso de macacões completos e luvas longas de PVC, calçado totalmente fechado e uma viseira de segurança. Encha o tanque de pulverização até três quartos com água limpa, depois adicione o herbicida e, neste caso, um adjuvante. A embalagem nunca deve ser transportada sem a tampa, e deve-se tomar cuidado para evitar respingos ao apoiar um recipiente que ainda contém líquido. Tambores vazios devem ser lavados três vezes e armazenados em uma sala trancada para aguardar o descarte adequado. O produto remanescente deve ser colocado numa área de armazenamento, que deve permanecer trancada. Nunca, jamais, decante produtos paraquat em outros recipientes para armazenamento. Sempre mantenha produtos parcialmente usados no recipiente rotulado original. Um vídeo que descreve a forma correta de armazenamento, manuseio e mistura pode ser encontrado aqui.

Aplicação

Ao aplicar paraquat, é preciso ter em mente que ele é um herbicida de contato e o pulverizador deve ser montado e usado para garantir que o máximo possível de pulverização atinja e se mantenha nas folhas das planas daninhas alvo. A adição de um adjuvante é recomendada para alguns produtos. Geralmente, um surfactante não-iônico é a melhor escolha para assegurar um bom contato com as folhas de plantas daninhas, mas outros podem ser recomendados, dependendo da finalidade. Por exemplo, óleos vegetais emulsionados (incluindo óleos esterificados) são recomendados para reduzir a evaporação da água diluente em ambientes quentes de baixa umidade, como muitas vezes encontrados na Austrália, e outros podem ser adicionados para reduzir a deriva da pulverização. O volume de água utilizado deve ser o recomendado no rótulo do produto. Na Austrália, os volumes utilizados são tipicamente baixos em comparação com a maior parte do resto do mundo. No vídeo, um volume de água de 80 L/ha ou mais é mencionado. Geralmente, recomendam-se 200 L/ha de água, portanto os rótulos dos produtos específicos devem ser consultados. Um tipo adequado de bocal deve ser selecionado. Bicos de jato plano que produzem gotas de tamanho médio geralmente são recomendados, mas um bico de indução de ar especialmente adaptado para reduzir a deriva da pulverização é observado no vídeo. A velocidade do trator ou pulverizador deve ser mantida em 18 km/h ou menos. Velocidades maiores significam que o ar se move sobre a barra de pulverização provoca uma redução da pressão atrás dos bicos, estimulando a deriva de gotas menores para fora do alvo. As gotas precisam viajar verticalmente para baixo a fim de fazer o melhor contato com as plantas daninhas. Um vídeo que descreve as melhores práticas de aplicação de paraquat sob condições australianas pode ser encontrado aqui.

Stewardship de paraquat

O stewardship de paraquat tem sido contínuo por mais de 50 anos e inclui monitoramento, pesquisa contínua, revisão de literatura científica e orientação regular com todas as partes interessadas. Você pode ler mais nas seções de stewardship do Centro de Informações sobre Paraquat, aqui e aqui

Observações

O nome comercial para o principal produto de Paraquat é Gramoxone. O produto de alta concentração disponível na Austrália é Gramoxone 360 PRO