Seleção de bicos: fazendo a escolha certa para o paraquat

Que bicos de usar?Escolher o tipo correto de bico ao pulverizar paraquat é uma decisão importante. O bico certo permitirá os melhores níveis de controle de plantas daninhas, ajudando a garantir que o produto seja usado com precisão e eficiência, evitando a deriva de pulverização para áreas não-alvo. Muitos tipos diferentes de bicos estão disponíveis para vários fins de proteção de lavouras, sendo adequados para produtos e equipamentos de aplicação por pulverização específicos. Embora o rótulo do produto deva sempre ser consultado, além de se buscar aconselhamento local sobre que bicos usar em situações específicas de controle de plantas daninhas, alguns princípios básicos de seleção de bicos são descritos neste artigo.

Funções do bico

Essencialmente, os bicos compreendem uma cápsula externa que contém uma câmara dentro da qual a solução de pulverização é bombeada a uma pressão designada e sai através de um orifício de formato especial na ponta do bico. Bicos se fixam à barra de pulverização a intervalos regulares ao longo do seu comprimento, ou na extremidade de uma lança portátil. Eles entregam a solução de pulverização na forma de um fino filme líquido, de certo formato, que se parte formando gotículas. O tamanho médio das gotículas é determinado pela pressão e tipo de bico. Recomenda-se que produtos de proteção à lavoura sejam aplicados a determinadas taxas por unidade de área em um determinado volume de água, por exemplo, 2 L/ha em 200 L de água/ha. O volume de água é recomendado de acordo com a cobertura necessária da área-alvo para o melhor efeito. Isso é determinado por fatores como a localização da planta daninha-alvo, pragas ou doença na cultura; e se o produto tem atividade de contato ou sistêmica. A uma dada pressão, um tipo de bico em particular fornecerá certo fluxo de pulverização (volume por minuto). Então, a velocidade de avanço do pulverizador e a largura de faixa determinam a taxa de aplicação de produto. Tipos de bicos adequados devem ser selecionados de acordo com os objetivos específicos, os produtos utilizados, os métodos de aplicação e que as condições meteorológicas predominantes. Usar bicos que produzem gotas maiores reduz o potencial de deriva, mas não impede a deriva se as aplicações não forem feitas corretamente (por exemplo, barra muito alta) ou condições meteorológicas inadequadas. A baixa umidade estimula a evaporação das gotículas, reduzindo seu tamanho, e o vento sopra gotículas finas para fora do alvo.

Tipos de bicos

Os principais tipos básicos de bicos de pulverização e suas principais características e utilizações são descritos na tabela abaixo.  

Definição

Ervas daninhas que retornam todo ano. Algumas delas apresentam a morte das partes aéreas durante o inverno, porém suas raízes continuam vivas e ressurgem na primavera. Algumas não apresentam morte das partes aéreas, crescendo em tamanho e estatura na próxima estação.

Referências e Recursos Confiáveis Online

A Sociedade Internacional de Ciência de Ervas Daninhas representas associações individuais em todo o mundo. Detalhes dessas associações regionais estão listados.
Tipo de ponta de bico  Principais características e usos
Jato plano Produz uma saída em forma de jato plano de gotículas médias a maiores para aplicação de herbicidas por transmissão*, evitando deriva da pulverização.
Defletor  Usado com pulverizadores de dorso para aplicação de herbicidas; a pulverização é dirigida para baixo a partir da extremidade de uma lança.
Cone (vazio ou cheio) Produz uma saída em forma de cone; usado com altas pressões de pulverização onde há necessidade de penetração de um dossel da cultura; para fungicidas e inseticidas; risco de deriva.
Injeção de ar** Ar é incorporado, criando gotículas grandes, o que reduz deriva; estas se quebram em gotículas menores pelo impacto nas folhas.
Leque de Impacto  Produz gotículas grandes; usado para alto volume de aplicação de fertilizantes líquidos (aos quais herbicidas podem ser misturados).
* A aplicação de transmissão fornece cobertura total em vez de pulverização por faixas ou fazer aplicações pontuais.
** Bicos de injeção de ar também são conhecidos como bicos duplo leque.
  Bicos nas categorias mostradas acima são descritos adicionalmente pelo ângulo do padrão de pulverização que produzem, pressão usada e taxa de fluxo. Deve-se tomar cuidado para garantir que os bicos não estejam bloqueados, danificados ou desgastados. Deve-se sempre verificar se cada ponta está entregando o mesmo volume de pulverização no padrão uniforme esperado. Os bloqueios devem ser removidos usando ar comprimido ou uma escova de cerdas macias.

Bicos para pulverizadores em barra

Bicos de jato plano são a melhor escolha para pulverizar aplicações de transmissão de produtos paraquat usando um pulverizador de barra. Esses bicos produzem um padrão de pulverização oval plana em forma de leque, exigindo sobreposição para produzir uma cobertura uniforme. Muitas variantes de bicos de jato plano estão disponíveis: para operar em diferentes pressões; produzir gotículas maiores; proporcionar um padrão de pulverização uniforme sem necessitar de sobreposição para a faixa de pulverização.  Eles vêm com ponteiras que dão aos pulverizadores em leque uma variedade de ângulos. Ângulos mais amplos são necessários para proporcionar a sobreposição necessária para cobertura uniforme quando a barra de pulverização mantida a uma altura menor.

Bicos para pulverizadores de dorso

Aplicação de paraquat com pulverizador de dorso usando um bico defletorBicos defletores são mais comumente recomendados para uso em pulverizadores de dorso, especialmente para herbicidas. O líquido pressurizado do pulverizador atinge uma superfície inclinada no bico para formar o filme de pulverização que produz as gotículas no padrão particular de pulverização em leque. Eles são usados para aplicar faixas mais largas, e podem ser utilizado em alturas baixas de bicos, como debaixo de árvores ou arbustos. Uma baixa pressão operacional de 1 bar (14,5 psi) tende a produzir gotículas grossas que são menos propensas à deriva, reduzindo a contaminação fora do alvo. Quando a pressão de funcionamento é aumentada para 1,5-2,0 bar, estes bicos tendem a produzir uma pulverização de qualidade média. Ao pulverizar entre linhas de, por exemplo, milho ou hortaliças, um bico protegido pode ser utilizado para limitar a pulverização às plantas daninhas-alvo. Mais informações básicas sobre como aplicar herbicidas de paraquat de forma mais eficaz, eficiente e segura podem ser encontradas aqui. Mais informações sobre stewardship de produtos de paraquat podem ser encontradas aqui.

Observação Importante: Sempre leia e siga o rótulo do produto e utilize estritamente para os usos aprovados.

 

Referências

Jones, W J (2006). Selecting nozzles for hand-held applications (Selecionando bicos para aplicações manuais). UK Forestry Commission Technical Note. Johnson, M P and Swetnam, L D (1992). Sprayer nozzles: selection and calibration (Bicos de pulverizador: seleção e calibração). University of Kentucky Cooperative Extension Service. Sumner, P E (2005). Sprayer nozzle selection (Seleção de bicos de pulverizador). University of Georgia Cooperative Extension Services.

Observações

O nome comercial para o principal produto de Paraquat é Gramoxone.