Paraquat combate ervas daninhas resistentes ao glifosato

Ervas daninhas resistentes ao glifosato ... paraquat pode ajudarParaquat tem uma função importante no combate ao problema crescente das ervas daninhas resistentes ao glifosato. Elas agora ameaçam não apenas o custo-benefício do controle de plantas daninhas em muitas culturas, mas também o futuro dos sistemas agrícolas sustentáveis. Um artigo em profundidade sobre o tema ervas daninhas resistentes ao glifosato foi adicionado ao Banco de Conhecimento do Centro de Informações sobre Paraquat. Você pode ler este artigo aqui.

Porque o glifosato é importante

O glifosato é, de longe, a proteção química à lavoura mais usada no mundo e tem sido chamado de um herbicida que só se encontra “uma vez por século” por causa de sua combinação única de alta eficácia e baixo impacto ambiental1. Como paraquat, o glifosato controla um espectro muito amplo de ervas daninhas e é desativado ao entrar em contato com o solo. O glifosato é especialmente importante porque controla ervas daninhas perenes. Estas propriedades significam que o glifosato tem sido fundamental para a crescente adoção do plantio direto

Definição

Também conhecido como lavoura de conservação ou plantio direto, é uma maneira de cultivar lavouras ano a ano sem perturbar o solo através do preparo do solo, ou seja, cultivo do solo geralmente com implementos aplicados por trator.

Referências e Recursos Confiáveis Online

http://www.no-till.com/ Um portal de informações online sobre o plantio direto.
e outros sistemas de manejo de conservação. O controle químico de plantas daninhas significa que os campos não precisam ser arados. Isto tem muitas vantagens, incluindo a redução da erosão do solo, melhoria da saúde e fertilidade do solo, e redução das emissões de gases de efeito estufa. 

Definição

Ervas daninhas que retornam todo ano. Algumas delas apresentam a morte das partes aéreas durante o inverno, porém suas raízes continuam vivas e ressurgem na primavera. Algumas não apresentam morte das partes aéreas, crescendo em tamanho e estatura na próxima estação.

Referências e Recursos Confiáveis Online

A Sociedade Internacional de Ciência de Ervas Daninhas representas associações individuais em todo o mundo. Detalhes dessas associações regionais estão listados.

Problemas da resistência ao glifosato

O International Survey of Herbicide Resistant Weeds (Pesquisa Internacional de Ervas Daninhas Resistentes a Herbicidas)2 reconheceu 24 espécies diferentes com biótipos resistentes ao glifosato no final de 2012. Campos infestados com estas ervas daninhas tornaram-se comuns em certas partes do mundo onde o glifosato tem sido intensamente usado. Desde a introdução das culturas transgênicas tolerantes ao glifosato, muitos agricultores simplificaram suas operações de controle de plantas daninhas, mas confiaram demais apenas na pulverização de glifosato. O novo artigo do Banco de Conhecimento do Centro de Informações sobre Paraquat explica em detalhes como as ervas daninhas se tornaram resistentes ao glifosato e o estado do problema pelo mundo.

Como Paraquat ajuda

Um conjunto diversificado de métodos de controle de plantas daninhas, incluindo rotação de culturas e uso de herbicidas com mecanismos de ação diferentes é fundamental para evitar e enfrentar a resistência de plantas daninhas. Paraquat, com seu modo distinto de ação, é um complemento ideal ao glifosato em muitas situações. Um exemplo é o popular “Double Knock” (golpe duplo) de glifosato seguido de paraquat, amplamente utilizado na Austrália. Abordagens semelhantes são usadas no Brasil. Informações sobre estas e muitas outras formas nas quais o paraquat é usado para combater ervas daninhas resistentes ao glifosato e garantir a disponibilidade contínua do herbicida vital para a segurança alimentar global podem ser encontradas aqui.

Referências

  1. Duke, S O & Powles, S B (2008). Glyphosate: a once–in-a-century herbicide (Glifosato: um herbicida que só se encontra uma vez por século). Pest Management Science, 64, (4), 319-325
  2. International Survey of Herbicide Resistant Weeds (Pesquisa Internacional de Ervas Daninhas Resistentes a Herbicida)
     

Observações

A marca registrada do principal produto de paraquat é Gramoxone.