O impacto econômico do paraquat na Austrália

Herbicidas com paraquat desempenham um papel importante na proteção das culturas na Austrália há muitos anos. Não há herbicidas eficazes alternativos ao paraquat com suas propriedades e modo de ação exclusivos. Ele é uma parte vital do controle de plantas daninhas em muitas culturas, tanto por seus próprios méritos quanto na luta contra a resistência ao glifosato. Este artigo resume as conclusões de um relatório recente explicando como o paraquat beneficia a agricultura australiana e a economia do país como um todo.

Função do paraquat

Paraquat é um herbicida não seletivo

Definição

Um produto químico usado para eliminar somente certos tipos de ervas daninhas (ervas daninhas anuais gramíneas ou de folhas largas).

Referências e Recursos Confiáveis Online

http://www.weeds.iastate.edu/ Uma inestimável fonte de informações contemporâneas sobre herbicidas e ervas daninhas da Iowa State University.
que controla um espectro muito amplo de plantas daninhas antes da semeadura de culturas anuais e em pomares, vinhas e outras culturas perenes.
O paraquat tem propriedades conferem muitos benefícios ao herbicida. Elas incluem ação muito rápida e resistência à chuva. O relatório1 indicou que, na Austrália, vários outros benefícios foram considerados especialmente importantes por agricultores e outras partes interessadas:
  • O paraquat se liga de maneira extremamente forte às partículas de terra e à matéria orgânica do solo imediatamente ao entrar em contato com as mesmas. Isso significa que o paraquat pode ser pulverizado até a base de plantas lenhosas e que a casca de árvores frutíferas e videiras fornece uma proteção eficaz. A desativação ao entrar em contato com o solo significa que o paraquat não lixivia

    Definição

    O processo natural pelo qual as substâncias solúveis em água são carregadas para baixo, através do solo, até as águas subterrâneas.
    . Ele pode ser usado com segurança em plantações de cana próximas da Grande Barreira de Corais, por exemplo.
  • O paraquat é usado para combater a resistência de plantas daninhas ao herbicida glifosato, o qual tem importância vital. O surgimento de plantas daninhas resistentes ao glifosato na Austrália está resumido na Tabela 1. Paraquat tem um modo de ação diferente do glifosato e é usado de forma muito eficaz na técnica de “double-knock”.
Tabela 1. Plantas daninhas resistentes ao glifosato na Austrália e datas das primeiras confirmações de populações resistentes.
Espécies New South Wales Queensland Sul da Austrália Victoria Austrália Ocidental
Lolium rigidum (Azevém anual) 

Definição

A ocorrência de excesso de líquido (como chuva) que origina se origina na parte alta do terreno e se acumula além da capacidade de absorção do solo. Quando isso ocorre, o excesso de líquido escorre pela superfície até chegar à água superficial mais próxima (reservatório d'água, lago, rio).
1997 X 1999 1996 2003
Echinochloa colona (Capim-Jaú, Capim-coloninho)  2007 2009 X X 2010
Urochloa panicoides 2008 X X X X
Chloris truncata  2010 X X X X
Conyza bonariensis (Pulicária-peluda) 2010 2011 2011 X X
Bromus diandrus (Espigão, Fura-capa, Saruga) X X 2011 X X
Sonchus oleraceus (Serralha) 2014 X X X X

Estimativa de valor

Três abordagens foram usadas para estimar o valor do paraquat para a economia australiana ao longo de 10 anos. Um método foi simplesmente somar o montante total gasto por agricultores australianos em herbicidas de paraquat ao custo de aplicação. Isso pressupõe que o custo seja pelo menos recuperado pelos agricultores em valor extra de suas colheitas, ou eles não o comprariam a esse preço. Espera-se que esta que seja a menor estimativa de valor, uma vez que, na verdade, benefícios de valor consideravelmente maior que o custo seriam esperados para compensar a compra. O segundo método baseou-se na conclusão de um estudo realizado pela CropLife America de que, no total, os herbicidas respondam por 25% do valor total da produção agrícola, ou seja, sem herbicidas, a concorrência das plantas daninhas reduziria a produção em 25%. Contabilizar o uso real de paraquat como uma proporção de todos os herbicidas usados em culturas relevantes fornece uma estimativa do valor do paraquat em termos de produção de culturas. O terceiro método reconheceu o papel do paraquat no contexto de outros métodos de controle de ervas daninhas, particularmente para atenuar a proliferação de plantas daninhas resistentes ao glifosato. Sem paraquat, plantas daninhas resistentes ao glifosato se tornariam um problema muito mais grave, o que teria um impacto muito maior sobre o rendimento real das culturas. Figura 1: Estimativas do valor do paraquat para a economia australiana ao longo de 10 anosOs valores estimados do uso de paraquat na agricultura australiana durante um período de 10 anos calculados por estes métodos variam de AUS 570 milhões a AUS 1.800 milhões, e estão ilustrados na Fig. 1. Além disso, o uso do paraquat traz benefícios em termos de empregos e comércio exterior. Você pode ler mais sobre os benefícios do paraquat aqui.

Outros artigos sobre os benefícios do paraquat para a agricultura australiana

Diversos artigos no Centro de Informações Sobre Paraquat atestam os benefícios do uso do paraquat na agricultura australiana. Tais artigos incluem:

Pulverização em cobertura com paraquat melhora rotações de cereais gramíneas

Paraquat pode ser usado para melhorar a composição de espécies de pasto para a pastagem de gado e reduzir o arraste de sementes de ervas daninhas gramíneas para as lavouras seguintes de cereais. A técnica utilizada é conhecida como pulverização em cobertura. Leia mais...

Paraquat protege o glifosato no Double-Knock australiano

Pesquisadores australianos descobriram que a pulverização de paraquat em um sistema de “Double-Knock” é uma maneira muito eficaz de restringir a evolução de ervas daninhas resistentes

Definição

A capacidade herdada de uma planta/erva daninha de sobreviver a uma dose de herbicida normalmente letal para sua espécie.

Referências e Recursos Confiáveis Online

http://www.weedscience.org/in.asp O Questionário Internacional de Ervas Daninhas Resistentes a Herbicidas monitora a evolução de espécies resistentes e avalia seu impacto. Todos as ocorrências confirmadas de novos casos são listadas.
ao glifosato. As sobreviventes do manejo com glifosato são pulverizadas com paraquat até duas semanas mais tarde. O Double-Knock garante que as ervas daninhas são atingidas com dois modos de ação diferentes.
Leia mais...

Mais quatro ervas daninhas desenvolvem resistência na Austrália

Suspeitou-se de resistência ao glifosato em quatro novas espécies de plantas daninhas em 2007. Três delas foram confirmadas posteriormente. Leia mais...

Capim-arroz desenvolve resistência a herbicidas

Em 2007, confirmou-se que Echinochloa colona (Capim-arroz, Capim colônia) havia desenvolvido resistência ao glifosato. Antes, apenas populações resistentes de Lolium rigidum (Azevém-anual) haviam sido observadas. Leia mais...

Referências Bibliográficas

Deloitte Access Economics (2013). The economic impact of paraquat.

Observações

A marca registrada do principal produto de paraquat na Austrália e em cerca de 90 outros países é Gramoxone. Outro produto popular na Austrália é uma mistura de paraquat e diquat vendido como Spray.Seed.