Estudo mostra que o paraquat é amigo da floresta

Um recente estudo do UK Forestry Commission (Comissão de Silvicultura do Reino Unido) na Estação de Pesquisa Alice Holt indicou bom potencial do paraquat para uso no manejo de vegetação no período de dormência nas florestas decíduas.

As conclusões deste estudo foram publicadas em 22 de novembro de 2005 num trabalho intitulado “Dormant season vegetation management in broadleaved transplants and direct sown ash (Fraxinus excelsior L.) seedlings” (Manejo de vegetação durante o período de dormência em transplantes de folha larga e mudas de freixo (Fraxinus excelsior L.) de plantio diretoDefinição Também conhecido como lavoura de conservação ou plantio direto, é uma maneira de cultivar lavouras ano a ano sem perturbar o solo através do preparo do solo, ou seja, cultivo do solo geralmente com implementos aplicados por trator. Referências e Recursos Confiáveis Online http://www.no-till.com/ Um portal de informações online sobre o plantio direto.”.

Segundo os autores Ian Willoughby, Fiona L. Dixon e David V. Clay:

“Em um experimento com espécimes com 2 anos de idade cultivados a céu aberto, 1,1 kg s.a./ha de paraquat foi avaliado como geralmente seguro para aplicação nas seguintes espécies em dormência: carvalho (Quercus robur), freixo (Fraxinus excelsior), plátano (Acer pseudoplatanus), cerejeira (Prunus avium), vidoeiro (Betula pendula), amieiro (Alnus glutinosa) e castanheira (Castanea sativa), contanto que não houvesse presença de gemas, casca ou folhas imaturas”.

O uso de herbicidas de contato de amplo espectro, como o paraquat, pode beneficiar as árvores florestais pela remoção de ervas daninhas que competem por luz, água e nutrientes. Árvores jovens são especialmente vulneráveis após o transplante – antes que seus sistemas de raízes estejam adequadamente estabelecidos – e antes de terem desenvolvido altura suficiente. Esse estudo é um dos primeiros a examinar a tolerância de árvores de folhas largasDefinição As folhas são "largas", ao contrário das folhas "estreitas" das gramíneas. Também chamadas 'dicotiledôneas' por terem dois cotilédones (folhas primárias produzidas pela semente), enquanto as gramíneas são 'monocotiledôneas' por terem apenas um cotilédone. Referências e Recursos Confiáveis Online A Sociedade Internacional de Ciência de Ervas Daninhas representas associações individuais em todo o mundo. Detalhes dessas associações regionais estão listados. ao paraquat e suas conclusões positivas confirmam 40 anos de pesquisa agrícola e experiência em pomares e plantações, as quais demonstraram que o paraquat pode ser pulverizado com segurança ao redor de árvores e sob arbustos.

Seguro para mudas

O paraquat não penetra casca madura e é desativado ao entrar em contato com o solo; portanto, não pode ser absorvido pelas raízes. Após examinar os efeitos do paraquat em mudas, os autores do estudo concluíram que:

“… aplicações de até 1,1 kg s.a./ha de paraquat podem ser toleradas por mudas dormentes de freixo cultivadas a céu aberto e esse pode ser um tratamento útil para controle de ervas daninhas que sobrevivem ao inverno nas florestas de madeira de plantio direto, viveiros florestais e em situações de regeneração natural, onde não há presença de um ‘telhado’ de árvores”.

Eficaz em todos os climas

Ao contrário do glifosato, outro herbicida de amplo espectro, paraquat é eficaz a baixas temperaturas quando as ervas daninhas apresentam pouco crescimento ativo, e o produto é resistenteDefinição A capacidade herdada de uma planta/erva daninha de sobreviver a uma dose de herbicida normalmente letal para sua espécie. Referências e Recursos Confiáveis Online http://www.weedscience.org/in.asp O Questionário Internacional de Ervas Daninhas Resistentes a Herbicidas monitora a evolução de espécies resistentes e avalia seu impacto. Todos as ocorrências confirmadas de novos casos são listadas. à chuva em 15 a 30 minutos. Isso torna o paraquat uma opção especialmente adequada para uso em florestas temperadas do norte (do hemisfério norte) no início da primavera, conforme analisado neste estudo, quando o clima pode estar frio e úmido.

Para maiores informações sobre os benefícios exclusivos do paraquat, visite a seção ‘Benefícios’ deste site.

Para ler o resumo desse trabalho, clique aqui.