Benefícios surpreendentes do paraquat em cana-de-açúcar

Queimada é dispensável quando paraquat é usado para auxílio à colheitaO uso do paraquat tem alguns benefícios surpreendentes para produtores de cana-de-açúcar, que podem resultar em maior rendimento de açúcar e melhoria na estrutura do solo, além de amplo espectro de controle de ervas daninhas. A ação rápida e exclusivamente de contato do paraquat pode ser usada com grande vantagem ao estabelecer uma nova cultura e na época da colheita. Após plantar uma nova safra dos segmentos de caule conhecidos como “colmos” ou quando uma soca cresce a partir das bases de tronco cortadas após a colheita, uma aplicação de paraquat pode estimular o crescimento de mais brotos. Se as culturas são pulverizadas 15-20 dias após a emergência de novos brotos, estes são temporariamente queimados permitindo o crescimento de mais brotos. Isso resulta no fechamento precoce do dossel de folhas para interceptar mais luz solar e, no final das contas, pode resultar em maior produtividade de açúcar. Um bônus da pulverização após a cultura começar a crescer é que uma aplicação de paraquat pode manter a cultura livre de plantas daninhas até o fechamento do dossel, quando a nova emergência de plantas daninhas é suprimida. Leia mais aqui.

Mais fatos sobre cana-de-açúcar

  • Leia mais sobre uso do paraquat em cana-de-açúcar aqui
  • Leia um artigo aprofundado sobre cana-de-açúcar aqui
Os campos de cana-de-açúcar tradicionalmente são queimados antes da colheita. Isto tem pouco efeito sobre os caules, que contêm açúcar, mas remove a maior parte das folhas com as suas arestas afiadas e expulsa cobras, tornando a colheita mais eficiente, mais fácil e mais segura quando esta é cortada manualmente. No Brasil, a “colheita verde” – sem queimar – está crescendo em popularidade devido ao impacto ambiental adverso da queimada. No entanto, quando paraquat é usado para desidratar a cultura, os produtores obtêm os benefícios de ambos os sistemas e muito mais, pois as folhas secas são devolvidas ao solo, aumentando os níveis de matéria orgânica. Leia mais aqui. Além disso, o uso do paraquat para controle de ervas daninhas, em conjunto com herbicidas com diferentes modos de ação, como o glifosato, ajuda a prevenir o surgimento de ervas daninhas resistentes

Definição

A capacidade herdada de uma planta/erva daninha de sobreviver a uma dose de herbicida normalmente letal para sua espécie.

Referências e Recursos Confiáveis Online

http://www.weedscience.org/in.asp O Questionário Internacional de Ervas Daninhas Resistentes a Herbicidas monitora a evolução de espécies resistentes e avalia seu impacto. Todos as ocorrências confirmadas de novos casos são listadas.
ou alterações na composição da flora de espécies mais tolerantes.