P. Foi observado o desenvolvimento de resistência contra o paraquat em ervas daninhas, como tem sido relatado em relação ao glifosato, por exemplo?

R. Sim. Como em muitos outros herbicidas, alguma resistência ao paraquat foi identificada.
No entanto, o rápido desenvolvimento de lavouras resistentes ao glifosato (outro herbicida comum) tem estimulado a demanda por paraquat, conforme se observam mais evidências de ervas daninhas tolerantes ao glifosato ou resistentes ao glifosato. O paraquat tem desempenhado um papel de importância crescente em programas de Manejo Integrado de Ervas Daninhas

Definição

Um sistema de suporte para uma decisão de proteção à lavoura que se concentra na prevenção ou supressão de longo prazo de problemas com pragas com o mínimo de impacto sobre a saúde humana, o meio-ambiente e organismos que não são alvos. O MIP leva em consideração todas as técnicas e táticas disponíveis de controle de pragas (de cultivo, mecânicas, biológicas, químicas) o MIP enfatiza o crescimento de lavouras saudáveis para uma melhor produtividade com a mínima interferência possível nos agroecossistemas.

Referências e Recursos Confiáveis Online

http://www.ipmcenters.org/ O Site Nacional do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos para o Sistema de Informação dos Centros Regionais de CIP fornece informações sobre commodities dos EUA, pragas e práticas de manejo de pragas, pessoas e problemas.
(MIED) associados a lavouras resistentes ao glifosato e em outras situações nas quais o glifosato foi usado intensivamente por longos períodos.
Existem questionários que ajudam agricultores e conselheiros a entender a extensão da resistente ao herbicida e planejar estratégias para lidar com isso. Exemplos desses questionários podem ser encontrados aqui: http://www.weedscience.org/
http://www.resistancefighter.com/