P. É seguro fumar maconha que tenha sido pulverizada com paraquat?

R.No final da década de 1960 o governo dos EUA, talvez numa tentativa de desencorajar o uso da maconha, fez uma advertência de que grande parte da safra havia sido pulverizada com paraquat e, portanto, não era segura para ser fumada.
Todavia, organismos independentes estudaram o paraquat para este uso. Jenny PronCzuk de Garbino1 afirmou: “nenhuma lesão pulmonar ou qualquer outra lesão em usuários de maconha jamais foi atribuída à contaminação por paraquat”. 

Definição

Ervas daninhas que retornam todo ano. Algumas delas apresentam a morte das partes aéreas durante o inverno, porém suas raízes continuam vivas e ressurgem na primavera. Algumas não apresentam morte das partes aéreas, crescendo em tamanho e estatura na próxima estação.

Referências e Recursos Confiáveis Online

A Sociedade Internacional de Ciência de Ervas Daninhas representas associações individuais em todo o mundo. Detalhes dessas associações regionais estão listados.

Sobre este tema, D.P. Morgan afirma, em uma publicação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, que: “Fumar maconha contaminada com paraquat não resulta em lesão pulmonar, pois o herbicida é pirolizado em dipiridil (que não apresenta risco tóxico) durante o ato de fumar” 2.
Os fabricantes do paraquat comercializam o herbicida para exterminar ervas daninhas verdes e não têm controle sobre em que ervas os consumidores decidem usá-lo. Para mais informações sobre os usos do paraquat na agricultura, visite a seção Uso deste site para ler vários estudos de caso.

Referências

  1. Jenny PronCzuk de Garbino  Epidemiology of Paraquat Poisoning International Programme on chemical safety WHO-Geneva-Book-Paraquat Poisoning (Epidemiologia do Envenenamento por Paraquat do Programa Internacional de Segurança Química – OMS-Genebra-Livro-Intoxicação por Paraquat).
  2. Dr J Routt Reigart, Dr James R Robert 1999 Paraquat and Diquat Recognition and Management of Pesticide Poisonings 5th edition US Environmental Protection Agency 1999 (Reconhecimento de Paraquat e Diquat e Manejo de Intoxicações por Pesticidas, 5ª edição – Agência de Proteção Ambiental dos EUA, 1999).
Para maiores informações consulte: http://www.epa.gov/pesticides/safety/healthcare/handbook/Chap12.pdf Obs: O Centro de Informações sobre Paraquat relata os fatos e não apóia o uso de drogas ilegais.